Existem três tipos de dispositivos de proteção para a instalação elétrica, são eles:




Disjuntor Termomagnético
Fornece proteção à fiação. Desliga automaticamente quando acontece um curto circuito ou uma sobrecarga. Eles possuem a mesma função que os fusíveis, mas este quando se queima é necessário a troca e os disjuntores basta religá-los.



Interruptor Diferencial Residual









Interruptor Diferencial Residual
É um interruptor acoplado a um dispositivo chamado de "Diferencial Residual". Portanto ele acumula duas funções, o de ligar e desligar um circuito manualmente e o diferencial que protege as pessoas contra choques elétricos diretos e indiretos.






Disjuntor Diferencial Residual
É constituído de um Disjuntor Termomagnético junto com o Diferencial Residual. Portanto acumula as duas funções, protege a fiação da sobrecarga e protege as pessoas de choques elétricos.




Contato direto: É o contato com partes com tensão, por exemplo um fio desencapado.
Contato indireto: É o contato com a parte metálica de um componente, normalmente sem tensão, mas que podem ficar energizada por falha na isolação, por exemplo a geladeira.


Quanto ao Número de Pólos

Disjuntor Termomagnético:

  • Monopolar, Bipolar e Tripolar.
  • São ligados somente à fase do circuito.
Interruptor Diferencial Residual
  • Bipolar e Tetrapolar
  • Devem ser ligados nele as fases e o neutro.
  • Deve ser utilizado junto com um disjuntor termomagnético.
Disjuntor Diferencial Residual
  • Bipolar e Tetrapolar
  • Devem ser ligados nele as fases e o neutro.

Nota: O dispositivo Diferencial Residual (DR) faz o cálculo da corrente que sai pela fase e retorna pelo neutro, se houver uma fuga de corrente de, no máximo, 30 mili ampères (30mA), ele interrompe o circuito, pois alguém poderá estar tomando choque. E por isso o neutro é ligado nele, que também não poderá ser aterrado depois do DR, pois haverá fuga de corrente e interrupção do circuito.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!